Embora entre os consumidores finais os dispositivos móveis da Microsoft ainda têm muito a conquistar para ameaçar aparelhos com sistema Android e os produtos da Apple, a fabricante do Windows emplaca suas primeiras contas corporativas — segmento de mercado no qual conta com a vantagem de um imenso parque instalado de PCs. E é na vertical aviação que a Microsoft encontrou um de seus principais clientes, a companhia aérea Delta Airlines.
Desde o segundo semestre do ano passado, a Delta colocou em suas aeronaves 19 mil smartphones Nokia Lumia 820 para comissários de bordo e 12 mil tablets Surface para pilotos e co-pilotos, em voos dentro dos Estados Unidos e algumas rotas internacionais. Os aparelhos são utilizados desde para compras de alimentos e bebidas durante o voo doméstico e até para procedimentos e operações padrão da tripulação.
Os equipamentos substituem livros pesados e manuais de voo que cada funcionário teria que carregar à bordo. Durante a Big Retail’s Show 2014, feira da NRF que acontece nesta semana em Nova York*, dois comissários de bordo da Delta – Meleia Jordan e Eric Bednarski, na profissão há 38 anos e 3 anos, respectivamente -, demonstraram sua nova rotina com os devices. “Confesso que a adaptação não foi fácil. Tenho mais de 50 anos, não tenho smartphone, quanto mais saber mexer num aparelho como esse que nunca havia visto antes. Mas no dia a dia meus colegas me ajudaram e, na prática, facilitou bastante minhas atividades”, contou Jordan.
Os dispositivos ganharam softwares desenvolvidos pela Avanade, que seguem o padrão visual do sistema Windows 8, e também são replicáveis em soluções de ponto de venda (POS), já que realizam processamento de transações financeiras. O valor do contrato não foi revelado, mas o projeto está evoluindo. Alguns aparelhos estão sendo substituídos por uma nova versão do Lumia e a expectativa é que toda a operação da Delta seja realizada com os smartphones e tablets, aumentando o parque instalado.
*A jornalista viajou à Nova York a convite da SAP.
No comments
Posted at 22:19 |  by
House Of Knowldge